Curiosidades sobre Herend

Porque a Herend é diferente das outras marcas?

 

Se classificarmos as porcelanas com base no modo como são pintadas (ex: à mão ou por transferência), a Herend pertence à categoria das porcelanas pintadas à mão, técnica essa cada vez mais rara hoje em dia. Além disso, uma das características da Herend é a grande variedade de padrões orientais. Embora tenha inúmeras peças neste estilo, poderíamos dizer que mesmo os padrões Europeus denotam uma forte influência Chinesa e Japonesa. A explicação para isso pode estar nas raízes asiáticas dos Húngaros, bem como no fato de que essa era a moda, na época da fundação da empresa. Como parte da esfera cultural dos Habsburgo, a Herend produziu ricas decorações e uma grande variedade de peças. Outras marcas, como a porcelana Inglesa, por exemplo, que reflete a herança cultural da Inglaterra, são muito menos opulentas. As porcelanas Herend, ao contrário, refletem com perfeição a cultura do Império Austro-Húngaro, sob a Casa dos Habsburgo.

 

O que significa a marca no verso das peças?

 

Desde a fundação da fábrica, em 1826, mais de 60 marcas foram usadas, incluindo aquelas feitas para ocasiões especiais. A marca atual, utilizada desde os anos 60, reproduz as iniciais HP (Herend Porcelain) sobre o Brasão de Armas da República da Hungria. Abaixo da marca estão escritos: o número do produto, o nome da decoração e a data (mês e ano) de fabricação. Na linha seguinte figura o código do pintor (máximo de três dígitos), identificando o artesão que realizou a peça.

 

A porcelana Herend pode ser adquirida em qualquer lugar no mundo?

 

A porcelana Herend é vendida em cerca de 60 países espalhados pelo mundo todo. Mas a Herend também fabrica produtos exclusivos que só podem ser encontrados num determinado país. Na Hungria, a empresa tem 10 lojas próprias, três destas em Budapeste e a maior em Herend.

 

Se eu quebrar uma xícara e desejar repô-la posso comprar só uma?

 

Sim. Se não houver em estoque a peça que lhe falta, poderá encomendá-la, o que envolve alguns meses de espera. Lembrando que todos os produtos Herend são pintados à mão, pedimos sua compreensão para a possível variação de cores.

 

A proteção do meio-ambiente é tema prioritário

 

A Herend não pode ignorar problemas como o aquecimento global, por exemplo. A empresa adotou uma postura ativa na proteção do ambiente no entorno da fábrica, preocupando-se com a saúde dos moradores e com a natureza nas vizinhanças de Bakony Hills. Visando diminuir os rejeitos industriais, a Herend instalou seu próprio sistema de disposição de resíduos e implementou um programa de treinamento para incentivar os empregados a se engajarem na proteção do meio-ambiente. Em 1996, a iniciativa recebeu a certificação ISO 14001**. Atenção especial é dada às tintas, sobretudo aquelas que contêm cádmio e chumbo, que são prejudiciais à saúde. **ISO 14001: Sistema de Gestão AmbientalISO (International Organization for Standardization) – Organização Internacional para Padronização – com sede em Genebra.

 

Onde está localizada Herend?

 

A cidade de Herend situa-se na parte ocidental da Hungria, a aproximadamente 40 km de distância do Lago Balaton. Apesar da população relativamente pouco numerosa, Herend recebeu o status de cidade. Sua principal atração é o centro Porcelanium, com uma mini-fábrica, onde os visitantes podem aprender sobre as diferentes etapas de manufatura da porcelana através de demonstrações ao vivo. O Porcelanium também conta com um restaurante, o Apicius Restaurant and Coffee Shop, considerado um dos melhores da Hungria, onde os pratos da alta culinária são servidos, é claro, em porcelanas Herend. O Herend Porcelain Museum (Museu de Porcelanas Herend) oferece a mais preciosa coleção de porcelanas da marca, além de um espetacular acervo de antiguidades.

 

Herend Brasil 2016 - todos os direitos reservados.