Nascimento e História da Herend

 

 

 

 

 

Quando começou a história da Herend?

 

A fábrica foi fundada em 1826, por Vince Stingl, na cidade de Herend, próximo ao Lago Balaton, o maior da Europa Central. No começo, a oficina de cerâmica produzia louças de barro e focava o trabalho de pesquisa, com o objetivo de desenvolver a porcelana. Foi só em 1839, quando a fábrica passou para as mãos de Mór Fischer, que começou de fato a fabricação de peças de porcelana, que desde então tornaram-se o principal produto da empresa. Em Bakony Hills, onde se situa a Herend, não havia caulim, o principal ingrediente usado na fabricação da porcelana, mas havia lenha em abundância para a queima nos fornos.

 

Herend: Fornecedor Real, nomeado pela Casa de Habsburgo

 

Durante a “Grande Exposição”, realizada em Londres, em 1851, a Herend ganhou um prêmio e, desde então, passou a ser muito procurada por nobres e aristocratas. Em 1872, Mór Fischer, então proprietário da Herend, foi nomeado “Fornecedor Oficial da Corte Real e do Império Austro-Húngaro”.

 

Herend e as Exposições Mundiais

 

No final do século XIX, na Europa, as Exposições Mundiais haviam se tornado sinônimo de prosperidade econômica. Nelas eram expostos os mais novos equipamentos industriais, as últimas tecnologias, e objetos de arte do mundo todo, que só assim podiam ser conhecidos e admirados pelo público em geral. A Herend sempre esteve presente nesses grandes eventos, e ganhou inúmeros prêmios. Quantas pessoas trabalham na fábrica de porcelana? A Herend emprega aproximadamente 1150 funcionários, dentre os quais 530 pintores e 210 ceramistas (que utilizam a modelagem em torno e manual). A Herend é a fábrica com o maior número de ceramistas de toda a Europa.

Show More

Herend Brasil 2016 - todos os direitos reservados.